Promovento o crescimento e desenvolvimento saudável - 2ª Edição

Muitas das doenças hoje prevalentes na sociedade moderna, como por exemplo, obesidade, diabete, pressão alta, doenças do coração e da mente (depressão) e até mesmo o câncer podem ser prevenidas na infância. Promover um crescimento e desenvolvimento saudáveis criam os alicerces de uma sociedade sustentável.

O acompanhamento pediátrico é fundamental para promover o crescimento e desenvolvimento saudáveis. A detecção precoce de problemas como sobrepeso, doença psicológica, distúrbios do desenvolvimento de fala são mais facilmente tratadas quando diagnosticadas precocemente, nos primeiros anos de idade. Orientações sobre hábitos saudáveis de alimentação, vacinas e cuidados parentais são de primordial importância no acompanhamento da criança principalmente nos 3 primeiros anos de vida.
Promover o crescimento e desenvolvimento saudável consiste basicamente em:

1- Possuir hábitos alimentares saudáveis;
2- Promover um bom vínculo entre pais e filhos;
3- Estimular à prática de exercícios físicos;
4- Brincar com outras crianças.
 

1 - Os pais têm um papel essencial na promoção da alimentação saudável. Desde o início, a escolha de amamentar dá um forte estímulo nutricional aos bebês e pode ajudá-los a regular melhor seu ganho alimentar. Os pais também podem:

  • oferecer diariamente alimentos sadios e nutritivos, como frutas e legumes, além de proteína de qualidade (carne de peixe, frango e carne vermelha, não esquecendo os miúdos que são ricos em ferro);
  • não utilizar alimentos industrializados e açúcares antes dos 2 anos de idade (bolachas, refrigerantes, sucos, salgadinhos);
  • ficar atentos a sinais de fome e de saciedade de seus filhos e servir porções adaptadas à sua idade, para evitar que comam demasiado;
  • ensinar a seus filhos a reconhecer seus sinais de saciedade e a comer lentamente;
  • fazer com que a hora das refeições seja agradável, sem estresse nem distração;
  • oferecer acessórios adaptados para que seus filhos possam comer mais facilmente (por exemplo, utensílios adaptados à sua idade, copos com bico tipo canudo, cadeirões altos) e encorajar as refeições em família sempre que possível;
  • evitar expor as crianças às telas (televisão, computador, etc.) antes da idade de 2 anos, a partir desta idade, limitar o tempo passado diante de uma tela a 1-2 horas por dia.
  • Encorajar seus filhos a manter atividade física.

Finalmente, um dos melhores meios de encorajar seus filhos a se alimentar de forma saudável consiste em dar o bom exemplo.

 

2 - O desenvolvimento de um bom vínculo criança-pai/mãe é fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento do ser humano. As pesquisas permitem confirmar quais são esses benefícios para as crianças:

  • Elas se tornam mais capazes de controlar suas emoções negativas em situações estressantes.
  • Elas desenvolvem competências sociais melhores, aprendem a identificar suas emoções ao interagir com seu ambiente e são menos propensas a desenvolver problemas de internalização e exteriorização.
  • Elas são mais confiantes em sua exploração do mundo que as cerca.
  • Elas desenvolvem uma boa autoestima, graças aos comportamentos atenciosos de seus pais e aprendem a manifestar a empatia em relação aos outros e a cooperar com eles.

Essas habilidades sociais as ajudarão, posteriormente, a formar relações sólidas com seus pares.

 

3 -  Para estimular as crianças a desenvolver um estilo de vida ativo, diversas organizações recomendam limitar o tempo dedicado a comportamentos sedentários e promover a atividade física na família e na creche. Por exemplo:

  • crianças menores de dois anos de idade não devem assistir televisão;
  • crianças com idade entre dois e cinco anos só assistir televisão de uma a duas horas por dia;
  • atividades físicas recomendadas são de três horas, distribuídas ao longo do dia, tanto para crianças pequenas quanto para crianças em idade pré-escolar;
  • participação diária em atividade física estruturada de 30 minutos para as crianças pequenas e de 60 minutos para as crianças em idade pré-escolar;
  • crianças devem passar pelo menos uma hora por dia em atividades físicas não estruturadas (por exemplo, subir em uma estrutura de playground), tempo mínimo que pode ser estendido a várias horas.

 

4 - A partir dos 6 meses os bebês já tem a capacidade de interagir e se comunicar com os outros, através do sorriso do balbucio e do toque. Essas habilidades já desenvolvidas desde muito cedo são essenciais para que o ser humano possa brincar com outras crianças. Brincar é crucial para o desenvolvimento saudável.

  • Brincar significa aprender a dividir e expressar com palavras o que a criança deseja.
  • Brincar significa aprender a colaborar e aprender a cooperar com as outras crianças para atingir seus objetivos.
  • A interação com outras crianças permite que elas aprendam a desenvolver relações positivas entre si. Relações positivas são extremamente importantes para evitar a depressão, solidão e evasão escolar na adolescência.

 

CONCLUSÃO:

Para prevenirmos doenças na idade adulta devemos cuidar de nossa saúde desde a infância.

Além de cuidarmos da alimentação de nossas crianças, mantendo o hábito de alimentos saudáveis, devemos estimular as crianças à prática de exercícios físicos. Exercícios físicos devem ser estimulados muito cedo, quando eles aprendem a caminhar.

A socialização da criança também é importante para o desenvolvimento saudável. Relacionamentos fortes e duradouros são importantes para a saúde mental e eles devem ser aprendidos a ser construídos já na infância.

 

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