Evento debaterá autismo e mercado de trabalho

Autismo e mercado de trabalho: encaixando peças" é o nome do evento que será realizado no dia 29 de abril, entre 8h30min e 11h30min, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), localizado na rua Ramiro Barcelos, 104, bairro Floresta, em Porto Alegre. Os interessados terão estacionamento interno gratuito no local, onde as inscrições - também de graça - serão feitas na hora. O público-alvo é formado por integrantes de órgãos públicos e de entidades de proteção aos direitos das pessoas com deficiência (PCDs), familiares, empresas, profissionais da saúde e profissionais ligados ao mercado de trabalho em geral. A organização é do MPT, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-3066.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Fabiano Holz Beserra, explica que o autismo é uma síndrome clínica caracterizada pela deficiência da comunicação e da interação sociais, bem como por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. É um direito da pessoa com transtorno do espectro autista o acesso ao mercado de trabalho. Por outro lado, constituem dever do Estado e responsabilidade de toda a sociedade o estímulo à inserção da pessoa com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho (Lei 12.764/12).

Dentro do próprio campo das PCDs, a pessoa com transtorno do espectro autista é uma das mais discriminadas. Muito rara é a presença de autistas no mercado de trabalho, mesmo dentro da cota de PCDs que as empresas são obrigadas a cumprir. Os trabalhadores autistas são raros e, como regra, caracterizados pela alta funcionalidade, ou seja, casos de menor gravidade.

Diante da constatação dessa discriminação exponencial, e tendo por base um projeto pré-existente com pessoas com deficiência mental/intelectual e com doenças mentais graves realizado pelo MTE e pelo Senac em Porto Alegre, o MPT instaurou um Procedimento Promocional (PROMO 000828.2012.04.000-9), destinado à inclusão de autistas no mercado de trabalho. É a experiência desse projeto que será relatada no evento "Autismo e mercado de trabalho: encaixando as peças."

Programação
8h30 - Abertura
8h45 - Transtornos do espectro autista: caracterização e perspectivas no mundo do trabalho (apresentação da psicopedagoga Nadja Favero)
9h30 - Autismo e mercado de trabalho: a experiência do PROMO 000828.2012.04.000-9 (painel com representantes do MPT, do MTE e do Senac)
11h - Depoimento de um trabalhador e de um representante de empresa participantes do projeto.
11h30 - Encerramento

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / prt4.ascom@mpt.gov.br / (51)3284-3066 e 3284-3092

 

Outras informações desta seção:


© 2006-2008 Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins - Todos os Direitos Reservados